Inovação da Ambev cria máquina que insere lúpulo na hora de beber!
novembro 17, 2022Braço de inovação da gigante do mercado promete mudar a maneira como você escolhe qual cerveja tomar hoje!
Você que gosta de lúpulo na sua cerveja: e se pudesse escolher qual aroma colocar na sua bebida? Não estamos falando de montar uma receita, produzir e esperar ficar pronto para ter a certeza que vai combinar com os maltes e os lúpulos. Estamos falando de ter a bebida pronta na mão e inserir na hora o aroma de lúpulo preferido.
Essa é a ideia da Bev Hack Lab, um braço do CIT laboratório de inovações da Ambev situado em Ribeirão Preto que criou o Espresso Dry Hopping, uma máquina que parece um bico de chopeira misturado com uma cafeteira. A ideia é revolucionar o serviço em bares e restaurantes dando a opção de adicionar o aroma de lúpulo pelo dry hopping ali na hora.
Essa é apenas mais uma das invenções do BHL que chamaram a atenção. Há mais ou menos um ano eles desenvolveram também a Pop Cap, uma tampinha que, ao ser acoplada a uma garrafa de água com ou sem gás, criava drinks instantâneos.

Faz sentido escolher o aroma na hora?
Para quem conhece os lúpulos e como eles funcionam no equilíbrio da cerveja, pode ser legal reforçar por exemplo um aroma de maracujá de uma IPA mais maltada ou então trazer um cítrico a mais para uma lager escura como uma Bock, por exemplo.
Porém, para que isso se torne aplicável no serviço de bares e restaurantes, seria necessário incluir no cardápio o nome dos lúpulos e suas características, sem falar no preço, que para uma cerveja mais simples pode fazer sentido, mas para um chope NE IPA de R$40 o copo, nem tanto.
Onde encontro a Espresso Dry Hopping?
Por enquanto essa ideia ainda está em fase final de teste, ainda que com a patente já garantida. Porém, vai valer a espera, já que poderá ser acoplada em chopeiras caseiras, o que promete mudar os churrascos e festas de muita gente!