Qual a diferença entre Pilsen e American Lager?

Qual a diferença entre Pilsen e American Lager?

fevereiro 17, 2023 1 Por VoGadmin

Acabe de vez com a dúvida sobre a diferença entre pilsen e lager e descubra quais os estilos das cervejas do dia a dia!

Qual é o estilo da Skol, Brahma, Antarctica? E Heineken, Corona, Stella, são a mesma coisa? 

Discussão recorrente em alguns bares, saber o estilo dessas cervejas nunca foi uma questão. É mais importante estar gelada, fresca, bem servida e acompanhada, mas quando tudo isso está na mesa, sobre o que falar? Quando a Ambev decide fazer uma Skol Puro Malte e uma Skol Pilsen, ou uma Brahma Duplo Malte e uma lata de Brahma chope (quem lembra?) alguém certamente vai se perguntar o que aquilo significa.

Se você sabe que essa informação não vai mudar o gosto da sua cerveja, mas que pode ser muito importante para saber o que você está bebendo, dá uma olhada nas principais diferenças entre os estilos Pilsen e American Lager e quais os estilos das cervejas mais tradicionais!

A gente tem uma matéria sobre alguns nomes como Pilsen e Puro Malte, você pode conferir aqui!

Servindo cerveja na praia

Pilsen ou Lager?

Toda pilsen é uma lager, mas nem toda lager é uma pilsen. 

Lager é a família de estilos de cerveja que são feitas com baixa fermentação – ou seja, são fermentadas em temperaturas mais baixas. Dentro do grupo de lagers existem muitos estilos que vão desde o mais claro e leve até os mais escuros e pesados.

Já pilsen é um estilo de lager criado na cidade de Pilsen, na República Tcheca, em meados do século XIX e foi disseminado principalmente na Alemanha. 

Estilos de pilsen:

  • Bohemian Pilsner: A mais tradicional possível, representada pela Pilsner Urquell.
  • German Pilsner: a versão alemã, mais floral, bem representada nacionalmente pela Tarantino.

Tá, então a Skol Pilsen entra em algum desses estilos? Não!

O que é American Standard Lager?

Essa foi uma jogada da Ambev para não deixar a Skol de sempre sucumbir por completo após o lançamento da Skol Puro Malte. Alguns diriam que a que desce redondo seria uma American Standard Lager, já em livros ela poderia se encaixar no estilo Adjunct Lager, mesmo grupo de Miller e Budweiser, que levam cereais não maltados.

Consegue acreditar que Skol e Budweiser são do mesmo grupo? 

Nesse momento de explosão cerebral você pode estar pensando em vários nomes, então pega essa sequência bem objetiva:

Brahma? Mesma coisa.

Antarctica? Mesma coisa. 

Stella Artois? Também é uma standard lager, mas é puro malte, então mais saborosa (a chamada Premium Lager aqui no Brasil).

Heineken? Outra Premium Lager

Eisenbahn Pilsen???? Premium Lager! 

Pera lá, tá escrito pilsen e é artesanal. Virou bagunça? De certo modo, sim! Essa movimentação da Ambev com a Skol fez muita gente entender que puro malte era melhor, mas também que pilsen seria o contraponto, o que não é verdade. Ao mesmo tempo você dar o nome de pilsen para uma cerveja coloca ela no rol de cervejas especiais e isso ajuda a valorizar. Confuso, não é?

Ps: mais recentemente, os guias de estilos de cerveja englobam todas as Premium, Light e outras lager como American Lager. Então ficou ainda mais fácil acertar o estilo!

Sabe outro estilo muito parecido, mas que não é pilsen nem lager? O Helles, da Spaten! Conheça mais sobre aqui!

Eisenbahn Pilsen

Escolhendo na hora de comprar

Nessa nossa matéria a gente explica que adjunto não é simplesmente “tem milho na minha cerveja”, mesmo que em vários casos seja. Adjunto é muito bom para vários estilos e não merece preconceito.

Mesmo assim, no senso comum, as premium lager costumam ser mais “amargas” – não é exatamente amargor, mas um pouco mais de corpo. Agora, não vá de olhos fechados nas pilsen achando que vai tomar cerveja bem levinha. Se acabar pegando uma bohemian ou german pils vai ter na mão uma cerveja mais aromática e amarga – de verdade – o que pode ser muito saboroso!

Curiosidade: nós citamos a Brahma Chopp logo no começo do texto. Para quem lembra, essa era apenas uma Brahma normal – definitivamente pasteurizada, ou seja, não era chope – que colocava um “marketing” a mais no rótulo. E o mais interessante: a lei entendeu – ou foi induzida a – que a nomenclatura “chopp” no rótulo não confundia o consumidor, mesmo sabendo que cerveja e chope eram produtos diferentes!

Será que ninguém esperava nada mais da Brahma?