Churrasco e Cerveja: eleve sua experiência harmonizando cortes e tipos da bebida

Churrasco e Cerveja: eleve sua experiência harmonizando cortes e tipos da bebida

agosto 24, 2024 0 Por VoGadmin

Bebeto e Romário? Queijo e Goiabada? Arroz com Feijão? Nada disso! A verdadeira dupla favorita do brasileiro é: churrasco e cerveja.

Brincadeiras a parte, sabemos que no Brasil o churrasco não é apenas o preparo da carne, é, na verdade, um grande evento para reunir amigos e familiares para beber, comer e se divertir.

Quem nunca saboreou um suculento churrasco acompanhado de uma gelada cerveja? 

Essa combinação é sinônimo de momentos de descontração e celebração, porém, quando você consegue harmonizar as carnes com os drinks, pode transformar essa experiência em algo inesquecível.

Nem toda cerveja combina com todos os tipos de carne, e a escolha da bebida ideal depende de fatores como o corte da carne, o tempero utilizado e o ponto de cozimento.

Vamos te levar em uma jornada pelo universo das cervejas e te mostrar como escolher a bebida ideal para cada tipo de churrasco, elevando a sua experiência gastronômica a um novo patamar.

Características de um churrasco Brasileiro

O churrasco brasileiro é muito mais do que apenas uma refeição, é uma tradição cultural que reúne amigos e familiares em torno de uma brasa. 

A informalidade e a descontração são marcas registradas, com a carne sendo o centro das atenções. 

A variedade de cortes, como picanha, costela, fraldinha e linguiça, satisfaz os mais diversos paladares, enquanto o preparo na brasa, utilizando lenha ou carvão, confere um sabor único e defumado à carne. 

Não podemos deixar de citar os acompanhamentos como farofa, vinagrete, arroz branco e pão de alho que são indispensáveis, e as bebidas, principalmente a cerveja, complementam a experiência. 

A experiência do churrasco vai além do sabor, envolvendo aromas, texturas e a sensação de confraternização, tornando-o um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

Homem caucasiano usando camisa xadrez vermelha com um pegador na mão virando carne na churrasqueira e segurando uma cerveja na outra mão

Além da Pilsen: quais as melhores cervejas para churrasco

A Pilsen é a rainha dos churrascos, afinal, tem custo mais acessível para quem pretende passar uma tarde consumindo bastante do líquido dourado.

Contudo, o cervejeiro pode ir além e  elevar a sua experiência gastronômica. As IPAs, com seus aromas cítricos e amargor intenso, combinam perfeitamente com carnes mais saborosas e temperadas, como a costela. 

As Brown Ales, com notas de caramelo e chocolate, harmonizam com cortes mais gordurosos, como a picanha, enquanto as Weissbier, com seus aromas frutados e leve acidez, são ótimas opções para acompanhar carnes brancas e frutos-do-mar. 

Conhecer diferentes estilos, permite novas combinações e eleva o seu churrasco a um patamar ainda mais saboroso.

Leia também: Copos de Cerveja: entenda a influência na degustação

Harmonização carnes e cervejas

A harmonização de carnes e cervejas é uma arte que busca o equilíbrio entre os sabores, criando uma experiência única a cada gole.

O sabor da carne, seu ponto de cozimento e a intensidade dos temperos devem ser considerados para escolher a cerveja ideal. 

Cada tipo de proteína tem características distintas, bem como os cortes e pontos de cozimento.

Entenda como cada um harmoniza com os mais variados tipos de cerveja:

Peça de carne bovina em um espeto com uma faca retirando fatias

Bovina: A estrela do churrasco brasileiro

A carne bovina é, sem dúvida, a protagonista do churrasco brasileiro. Seus diversos cortes, cada um com suas características únicas de sabor e textura, oferecem uma infinidade de possibilidades para os amantes da boa carne. 

Da macia picanha ao saboroso contrafilé, passando pela suculenta costela e pelo saboroso alcatra, a carne bovina é capaz de satisfazer os paladares mais exigentes. 

Para não errar, a dica é uma boa IPA (Indian Pale Ale) que harmoniza bem com a carne vermelha e não é tão distinta da pilsen em sabor, ideal para introduzir aquele amigo ao mundo das cervejas artesanais.

As red ale também são uma boa pedida para assados no geral.

Frango: versatilidade e leveza no churrasco

O frango, além de ser uma opção mais leve que a carne bovina, oferece uma versatilidade incrível para o churrasco. 

Seus diversos cortes, como coxa, sobrecoxa, peito e asas, podem ser preparados de diversas formas, grelhados, assados ou desossados e recheados. 

As cervejas do estilo Witibier, com toque frutado, vão harmonizar super bem com a carne de frango.

Suína: encorpada e saborosa

A carne suína, antes vista como uma opção mais pesada, ganhou destaque nos churrascos por sua versatilidade e sabor marcante. 

A clássica costela suína, com sua gordura entremeada, proporcionam um sabor intenso e suculência incomparável quando assada lentamente. 

O lombo suíno, mais magro e macio, é perfeito para quem busca uma opção mais leve, enquanto a panceta, curada com sal e especiarias, adiciona um toque especial a qualquer preparação.

Preparos mais gordurosos, com carne de porco, vão bem com cervejas também encorpadas, como as cervejas escuras que tem um dulçor no seu retrogosto, potencializando o sabor dos cortes suínos.

Vegetais: um toque de frescor e inclusão no evento

Os vegetais, muitas vezes esquecidos nos churrascos, trazem um toque de frescor, cor e nutrientes à mesa. 

Abobrinha, berinjela, pimentão, cebola, milho e cogumelos são apenas algumas das opções que se destacam na grelha. 

Ao serem grelhados, adquirem um sabor defumado e uma textura caramelizada que os tornam irresistíveis.

Além de tudo, são inclusivos, permitindo até que vegetarianos e veganos possam curtir o churrasco e cerveja com a galera.

Como os vegetais são leves, a aposta é cervejas que complementem isso, como as do tipo Witbier, Sour Ale as Bohemian Pilsners.

Confira: Receita: Bruschetta de pancetta e gorgonzola

Dicas para acompanhamentos: elevando o seu churrasco

Os acompanhamentos são a cereja do bolo em um churrasco. Para complementá-los com perfeição, você também pode se aproveitar da versatilidade das cervejas. 

Acompanhamentos como farofas podem ganhar um toque especial com a adição de raspas de limão-siciliano e um toque de cerveja IPA, que adiciona notas cítricas e amargas. 

Já para os amantes de legumes grelhados, uma marinada com cerveja escura e especiarias como cominho e páprica defumada confere um sabor intenso e caramelizado. 

E que tal experimentar um molho barbecue com cerveja stout? A combinação do dulçor da cerveja com o toque defumado do molho é simplesmente irresistível. Imagina isso em uma costelinha de porco? Irresistível, não é?

Lembre-se: a criatividade é o limite na hora de harmonizar cervejas e acompanhamentos. Experimente diferentes combinações e descubra seus sabores favoritos.Para mais dicas de harmonização, no Viva o Gole você tem acesso a vários conteúdos dos nossos sommeliers para ter as melhores experiências com as cervejas, confira.