Malzbier, Stout, Porter: conheça as cervejas escuras!
maio 17, 2023A noite. O infinito. Embaixo da cama. Tela do celular. Coca-cola. Stout. Porter. Malzbier.
A relação entre todas essas palavras? A predominância da cor preta. O que isso significa? Só isso mesmo, sem segredo. Até porque o blog é sobre bebidas, e mesmo que quiséssemos falar sobre Coca-cola, ninguém sabe a receita, então é mais fácil falar do que conhecemos: estilos de cerveja escura e como são feitos.
E como é que são feitos? Porque cerveja escura é mais pesada, feita para tomar no inverno? Colocar cerveja escura na carne é mesmo uma boa ideia? Malzbier é cerveja? Essas são as principais perguntas que as pessoas fazem sobre cerveja escura. E faz sentido que seja um assunto duvidoso para um país que toma cerveja clara o tempo todo, mas não se esqueça que a Caracu e a Xingu já foram bem mais presentes e consumidas!
Vamos do começo: porque cerveja escura?
A cerveja é feita de malte e todo mundo sabe disso. O que pode ser novo para você é que quase todos os maltes passam pelo processo de torra (no caso dos mais claros, a torra é só uma sequência da secagem dos grãos). E como qualquer coisa torrada, eles vão ficando escuros.
“Ah, entendi. Então era o óbvio mesmo: cerveja escura é feita de malte torrado”.
Sim, mas bem pouquinho. A porcentagem de malte escuro em uma cerveja dificilmente passa de 30% da receita total! A Dry Stout mais famosa do mundo, a Guinness, leva menos de 10% de malte escuro e é por isso que é tão levinha!
Essa porcentagem já é suficiente para deixar a cerveja preta e trazer os aromas de café, chocolate e em alguns casos tabaco. Isso porque quando o malte é torrado, a casca dele fica mais quebradiça e fina, então incorpora mais na bebida, inclusive deixando-a mais doce!
“Por isso que malzbier é doce. Boa!”
Calma, vamos falar sobre isso.
Qual a diferença entre malzbier, stout e porter?
Aqui no Brasil são todos estilos de cerveja. Mas na Alemanha, nem todas.
Malzbier
Essa bebida tá mais para energético (inclusive oferecido para crianças lá na Alemanha). A diferença é que aqui as marcas mais tradicionais faziam uma cerveja e colocavam extrato de malte e caramelo para escurecer e adocicar a bebida, que é alcoólica.
Lá no país bávaro, a cerveja é feita e quando chega a hora de fermentar eles colocam a bebida em uma temperatura tão baixa que a levedura não come o açúcar e nem produz álcool. Ou seja, é um suco de malte com lúpulo e levedura, mas carbonatado artificialmente.
Caracu e Xingu são malzbiers?
Não! São Sweet Stouts. Como se fossem versões da Guinness com mais açúcar (proveniente do malte em sua maior parte). Já foram, por sinal, bastante premiadas na década de 80!
Stout
Stout é um estilo inglês de cerveja que tem muitas variações, mas é sempre uma cerveja de cor preta. Algumas variações desse estilo são:
- Dry Stout: cerveja preta com final seco. Bastante refrescante, mesmo sendo escura. Exemplo: Guinness
- Sweet Stout: cerveja preta com final adocicado e corpo um pouco mais pesado. Exemplo: Caracu
Temos uma receita de bolo de paçoca harmonizado com Sweet Stout, já viu?
- Imperial Stout: cerveja preta que leva por volta de 30% de maltes escuros, costuma ter mais de 10% de teor alcoólico e pode ser ao mesmo tempo muito amarga, muito doce e bem licorosa. Exemplo: Wals Petroleum
Porter
A porter é a única dessas três que não é preta, por mais que pareça muitas vezes. O tom dela sempre vai ser no máximo marrom bem escuro.
Esse estilo foi criado a partir da necessidade dos trabalhadores dos portos ingleses (chamados de porters) de se alimentar e suportar o trabalho árduo de carga e descarga. Como é uma cerveja escura, um pouco mais doce e pesada, muitas vezes era suficiente para alimentar e ao mesmo tempo relaxar os trabalhadores.
Porque cerveja preta é boa para o inverno?
Em termos gerais, as cervejas escuras são mesmo boas para o frio. Costumam ser mais alcoólicas, pesadas e doces, assim como um licor. Mas tome cuidado, porque tem muita cerveja escura ótima para tomar no dia a dia.
A Guinness é uma boa. A Colorado Demoiselle, uma porter com café, bem gelada, também desce bem em dias comuns (não muito quentes).
Inverno -> bebida -> sobremesa. É outra relação que faz sentido para as escuras, mas só as mais pesadas. Como falamos aqui, a harmonização de Dry Stouts com gorgonzola é uma delícia para o Happy Hour!
Colocar cerveja escura na carne é uma boa ideia?
Demais! Os aromas caramelizados e torrados dão um sabor maravilhoso à carne marinada, enquanto a carbonatação e a própria acidez da cerveja ajudam a amaciar a carne.
A gente fez uma marinada deliciosa aqui também, olha!
E não jogue fora, não. Depois da marinada você pode reduzir a cerveja e fazer um molho delicioso para acompanhar seu prato!
Quais outras dúvidas você tem sobre cerveja escura? Conta para a gente nos comentários e nas redes!