Receita: Bruschetta de pancetta e gorgonzola
março 28, 2023Confira essa receita deliciosa de entrada e veja como harmonizá-la de 4 maneiras diferentes com cerveja!
Quer uma receita deliciosa de entrada que ainda é muito fácil de fazer? Essa bruschetta é cremosa, muito saborosa e incrivelmente fácil de fazer! Uma ótima sugestão para abrir um jantar caseiro especial ou até mesmo para servir para os amigos em um happy hour.
Mas muito além disso, é um prato muito interessante para harmonizar com cerveja já que seus ingredientes fazem muito sentido juntos e seguem um perfil sensorial bastante próximo, o que – diferente do que você pode estar pensando – traz muitas possibilidades de estilos!
Dá uma olhada na receita completa dessa bruschetta e acompanhe nossas anotações sobre os estilos plausíveis para harmonizar aí também!
Em tempo: não deixe de conferir nossa matéria com três tipos de molhos feitos com cerveja!
Bruschetta de gorgonzola e pancetta
Ingredientes
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 dente de alho amassado
- 100g de pancetta cortada em cubinhos
- 250g de mix de cogumelos
- 4 colheres de sopa de creme de leite fresco
- 25g de gorgonzola picado
- 1 colher de salsa picada
- 4 fatias de ciabatta ou pão italiano
Modo de preparo
Coloque o alho amassado, a pancetta e o azeite e refogue por 2 minutos ou até ficar dourado, acrescente os cogumelos e continue por mais 3 minutos. Uma boa dica é ir experimentando os cogumelos até que estejam macios, já que portobello, shimeji, shitake e cogumelo-de-paris tem pontos diferentes.
Adicione o creme de leite e o gorgonzola e mexa até ficar tudo bem homogêneo. Misture a salsinha para dar um frescor e sirva em cima das fatias de pão. Não esqueça de passar um pouquinho de manteiga ou azeite no pão e dar uma leve tostada nele para agregar ainda mais sabor e contribuir mais para a harmonização!
Quer outras receitas? Dá uma olhada na nossa de onion rings!
Harmonização: IPAs e outras maltadas
Na hora de fazer a análise dos ingredientes para escolher o estilo da cerveja, foram considerados os principais gostos, sabores e texturas do prato:
Gostos básicos:
Temos, no geral, um prato gorduroso, levemente salgado e com uma boa presença de umami, nesse sentido precisamos de cervejas maltadas com tons de caramelo, toffee e até superiores, além de, possivelmente, algum amargor.
Sabores:
Os sabores seguem a mesma ideia da gordura vinda do azeite, do queijo e da pancetta. Depois desses sabores, vem o terroso dos cogumelos e logo em seguida o condimentado picante do alho, do gorgonzola e da salsinha – que é essencial nesse prato – além da leve tosta do pão. Por isso, precisamos de cervejas capazes de contrastar essa untuosidade trazendo algum frescor ou superando em força.
Texturas:
A textura é mais leve do que se imagina quando se vê os ingredientes. A salsinha e o alho fazem um papel enorme no equilíbrio desse prato que ainda assim é principalmente cremoso e denso. O pão traz a crocância final.
Já conhece a história da harmonização? Olha essa nossa matéria!
Resultado:
Quando falamos de gorgonzola, logo lembramos de IPAs, que juntos formam uma combinação maravilhosa e fácil de aplicar. O amargor e teor alcoólico da cerveja ajudam a equilibrar o peso do prato, os aromas de lúpulo tem alguma proximidade com o alho, o fungo do queijo e a salsinha e elas costumam ter maltes de torra média, que são ótimos com o pão.
Porém, não podemos ir muito além: IPAs mais novas e muito frutadas costumam ser menos maltadas e trariam uma informação a mais sem nexo com o prato. Por outro lado, Double e Imperial IPAs poderiam ser muito cansativas e até mesmo sobrepor-se ao prato. Por isso, a primeira ideia seria uma English IPA, como a da Fullers, a Indica da Colorado ou até mesmo a Lagunitas (que não é English, mas tem um teor mais maltado).
Outras opções menos óbvias:
- Bock: a bock tem força suficiente para amenizar a untuosidade do prato enquanto traz o maltado que vai combinar com o pão e os cogumelos, mas tende a trazer algum dulçor dependendo do rótulo (o que não seria tão legal).
- Dry stout: Uma tentativa mais diferente seria a dry stout. O malte bem torrado vem acompanhado de um corpo bem leve, o que poderia ser suficiente para não ser vencida pela força do prato e ainda trazer algum frescor. Além do fato de que cervejas escuras também são boas para harmonizar com queijos de fungo azul como gorgonzola, roquefort e blue cheese.
- Session IPA: Pensamos na session pela refrescância que ela poderia trazer e certamente não seria uma má harmonização, mas ficaria nisso mesmo.
Quais outras entradas você já experimentou fazer e gostaria de saber como harmonizar? Conta pra gente nas nossas redes ou aqui no comentários!