Mistura e polêmica: Chopp de vinho!
março 18, 2023Veja o que é o chopp de vinho e como aceitá-lo pode ser muito bom para quem bebe!
É polêmico, nós sabemos. Mas é interessante também, então vamos deixar de lado o preconceito que alguns cervejeiros e enólogos podem ter com o chope de vinho por alguns instantes e debater um pouco mais sobre esse assunto.
Se você não faz ideia do que estamos falando e adora um chope de vinho, está no lugar certo, porque o importante é beber o que gosta com as pessoas que gosta, e isso não pode ser tirado de nós.
Chopp de vinho, o monstro bonzinho
O chopp de vinho não é novo nem muito comum, mas tem seu seleto grupo de adoradores, que encontram nessa bebida uma opção refrescante e doce para ser consumida com leveza – coisa que o vinho não propõe sempre, principalmente o tinto. Mas é exatamente por não ser muito comum que sua imagem às vezes seja meio feia, tipo o frankenstein.
O monstro dos livros é do bem, mas sofre com muito preconceito por ser uma mistura de vários corpos. Aplique essa ideia na culinária e você vai perceber que o brasileiro ama um frankenstein, inclusive somos até meme por gostar tanto de misturas malucas!
Caso 1: Rodízio de pizza
“Era uma sexta-feira à noite e cinco amigos foram à pizzaria do bairro para disputar quem mais comia pedaços. Porém eles não esperavam encontrar A PIZZA DE ESTROGONOFE!!!!
Caso 2: A barca
“Acostumados a ir em restaurantes japoneses e pedir barcas de sushi, um casal decide comer um belo hot dog e acabam escolhendo o lugar errado. Pois era lá que era vendida A BARCA DE CACHORRO QUENTE!
Daria para fazer um livro com algumas das bizarrices brasileiras na culinária. Mas na maior parte das vezes a mistura é gostosa e significa uma popularização dos ingredientes – ou seja, alguém misturou e deu certo, normalmente alguém sem amarras com o tradicional!
Quer mais misturas? Que tal esse receita de bolo de paçoca com cerveja?
O que é chopp de vinho?
Porém, todo esse drama acaba aqui, porque o chopp de vinho não é uma mistura como todos imaginam!
Começando pela pergunta definitiva:
Tem cerveja no chopp de vinho?
Não! Não é chope com groselha, não é chope escuro com claro e definitivamente não é vinho com cerveja!
O chopp de vinho é simplesmente vinho servido na pressão do barril — ou na garrafa, assim como qualquer cerveja. Ou seja, vinho carbonatado, com uma espuma cremosa e consequentemente maior frescor.
E qual é o problema dessa “nova perspectiva sobre o vinho”? Nenhum. Claro, se você é tradicional e se atém aos princípios – o que também é correto – vinho é uma coisa e chope é outra.
A gente já falou de chopp de vinho aqui no Blog. Sabe a diferença entre chope e cerveja?
Chopp de vinho é ruim?
“Ah, Viva o Gole, mas só vinho ruim vira chopp de vinho”.
Se uma vinícola de respeito, antiga e tradicional como a Góes, que populariza o vinho de mesa desde 1938, é uma das pioneiras no chopp de vinho no Brasil, não tem essa de qualidade, é só adequação de público.
E outra, se o problema for o supermercado vender o chopp de vinho junto com as cervejas – que realmente não faz tanto sentido – é exatamente porque se fala pouco desse produto e ele se torna de segunda linha.
Popularizar uma bebida, como a Ambev fez com a Colorado, por exemplo, faz parte do crescimento do ramo, não só financeiramente, como também em termos de ideal. Como pequenos passos em direção à uma comunidade mais consciente do que bebe e de como bebe!
Você não precisa gostar da bebida que o outro está bebendo para estar junto. E, no fim, esse é o objetivo!