Chope ou cerveja?
fevereiro 25, 2023Veja todas as curiosidades sobre o chope e a diferença dele para a cerveja, com um extra sobre o chope de vinho!
Você vai em um bar ou cervejaria, procura no cardápio pela seção de cervejas e vê logo abaixo dela algumas opções de chopes. Em uma noite mais movimentada você acaba experimentando os dois e por mais que veja algumas diferenças, parece muito a mesma coisa.
Ou então, como citamos no texto sobre lager ou pilsen, você está na dúvida sobre o que é chope por causa da famosa Brahma Chopp, que vem na lata, e não o delicioso Chope Brahma.
E que tal se lembrarmos do chope de vinho? É cerveja misturada com vinho ou é com gosto de uva? Calma, é chope de vinho ou cerveja de vinho?
Continua aqui para entender de vez a diferença entre chope e cerveja.
Mas antes, vamos esclarecer uma coisa:
É chopp, schoppe ou chope?
No dicionário português só existe “chope”!
A gente sabe que a grande maior parte das cervejarias e marcas de cerveja usa “chopp”, mas ao pé da letra está errado. Certo, não vai haver nenhuma confusão quanto ao produto do qual estamos falando, mas é sempre bom saber o certo, não é?
E quanto a schoppe, já viu?
Schoppe é a palavra em alemão que significa caneca de meio litro. E esse fato traz uma diferença em relação ao chope no Brasil: aqui estamos falando – comercialmente – de dois produtos diferentes, cerveja e chope. Enquanto lá a palavra segue basicamente a mesma ideia da Pint na Inglaterra: um tamanho de copo na hora de pedir. É como se eles pedissem um “schoppe de cerveja”, ou uma “pint de cerveja”.
Falando nisso, você sabe porque o latão tem 473ml? A gente explica aqui!
Qual a diferença entre chope e cerveja?
É fácil: o chope é fresco e a cerveja não.
Fica difícil: chope é cerveja, mas cerveja não é chope.
Deu para entender?
Brincadeiras à parte, a cerveja normalmente passa pelo processo de pasteurização para durar mais tempo na prateleira. Já o chope é mais perecível e deve ser servido o quanto antes assim que sai da cervejaria.
Inclusive, se você nunca teve a oportunidade de fazer tours cervejeiros dentro de uma cervejaria e beber direto do fermentador, faça isso!
Porque chope é melhor que cerveja?
Não vale a pena generalizar, mesmo que na maior parte das vezes seja mesmo. Se pensarmos que o processo de pasteurização tira o frescor e até alguns sabores do líquido, já temos um ponto para o chope.
Porém, se estivermos falando de uma cerveja de guarda, que melhora com o tempo, ela com certeza vai ser melhor do que a sua versão fresca, em chope. Ponto para a cerveja.
Mas ao final do jogo o chope sai vitorioso…
Porque chope é mais leve que cerveja?
Porque você joga um gás – que pode ser carbônico, nitrogênio ou uma mistura dos dois, e esse gás vai trazer maior sensação de leveza e, claro, a espuma cremosa feita de microbolhas que todos amamos.
Porque chope tem que ter colarinho?
Primeiro porque você quer colarinho no chope. Segundo porque ele ajuda a proteger o líquido do seu copo e esse ponto também serve para cerveja!
A espuma da cerveja, mesmo que não seja tão gostosa quanto a do chope, também é muito importante para manter o copo mais tempo gelado e sem aromas de fora!
E por fim,
O que é chope de vinho?
Odiado por muitos cervejeiros, esse produto controverso é mais uma democratização e popularização do que um erro.
A ideia é servir vinho com gás aproveitando o colarinho cremoso. Não é cerveja com vinho!
Claro que o vinho não vai ser um Purple Angel ou um Cotê du Rhone – que é um ótimo custo benefício – mas para quem não vai gastar muito dinheiro, gosta de vinho e quer tomar em um dia quente, no churrasco, o chope de vinho pode ser uma boa!
Seja cerveja, chope ou vinho, o importante é beber com moderação e curtir, que tal com a nossa receita de Onion Rings?