Porque cerveja?
janeiro 19, 2023Você se interessa por cerveja. Nós tiramos as dúvidas. E mesmo assim você continua buscando mais porquês
“Porque cerveja” tem quase 25 milhões de resultados no Google. Muito mais do que coisas que poderiam gerar mais dúvidas como “como fazer bacalhau” ou “como fazer origami”.
Mas pera lá. Porquê, o quê?
Por que bebemos cerveja? Por que ela engorda ou te faz ir muito mais ao banheiro? Ou a pergunta é sobre o motivo de cerveja ser o assunto desse blog?
Tá confuso? Ué, foi você, leitor, quem fez essas perguntas em algum momento. Você gosta de cerveja – da sua preferida, da mais barata, da mais cara, tanto faz – e como qualquer coisa que te interessa, te gera dúvida.
Você pode beber cerveja até quando? Quanto custa uma Heineken no bar mais próximo? Quem inventou a cerveja? Qual a diferença entre Porter e Stout? Puro malte é melhor?
Se, no fim, você vai continuar bebendo só o que você gosta, por que cerveja te interessa?
Esse é o ponto: você NÃO vai.
Temos cada vez mais bebedores de cerveja
Em 2022 o Brasil agregou mais 5,1 milhões de bebedores de cerveja. Vendeu mais de 15 bilhões de litros da bebida, mais do que em tempos de quarentena quando todos bebíamos em casa. Já são 1549 cervejarias mapeadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), 12% a mais do que em 2021.
Pode ser o maior brahmeiro do país ou o amante de Heineken que tanto se vê mesmo com um dos preços mais altos que a marca já teve. Você vai beber outras cervejas, pode ter certeza. Isso porque te interessa saber se está sendo enganado, se aquilo é saudável ou por que a cerveja da Alemanha é melhor do que a daqui.
Para reforçar o fato de que você está interessado aqui vão algumas respostas para as maiores dúvidas:
Por que cerveja engorda?
Se dissermos que não engorda, quantas pessoas você acha que consegue convencer? Faça o teste aí no seu ciclo.
Fato: 350ml de Heineken tem menos calorias do que 350ml de suco de uva natural. Sim, pode pesquisar.
O que a cerveja tem é carboidrato – e quem treina sabe – que vira açúcar caso você não faça exercícios físicos. Esse pode ser um motivo. O fato de a pessoa comer amendoim japonês, frango a passarinho ou churrasco aos montes enquanto bebe cerveja aos montes também pode.
Tire suas conclusões, mas teste beber por um mês uma lata de cerveja zero após seu exercício físico e volte aqui para contar quantos quilos ganhou.
Por que a cerveja de garrafa é melhor que a de lata?
Não é.
Imagine-se em uma fábrica de cerveja. Você acompanha o processo todo e, do mesmo tanque, vê duas esteiras saírem: uma que leva para o envase de lata e a outra para o de garrafa long neck. Como é que uma vai ser melhor do que a outra?
Inclusive, em termos técnicos é a lata que melhor protege a cerveja da luz (a luz oxida a cerveja em garrafas verdes ou transparentes e isso é bem ruim).
Mas o seu psicológico prefere tomar na garrafa. O transporte de lata pode ser menos cuidadoso do que o de vidro. Você pode ter tomado em momentos diferentes, quando uma das duas estava mais quente ou vencida.
Não é, mas pode estar.
Cerveja faz bem para a saúde?
Essa pergunta vai ter a sua própria matéria em algum momento porque é uma discussão bem longa.
Objetivamente? Sim, a cerveja faz bem. O álcool não.
Topa tomar cerveja zero para sempre? Boa, é um passo na direção da saúde. Mas saiba que você perde um pouco do ponto principal dessa bebida: a capacidade de unir, socializar e principalmente criar laços profundos.
E não diminua: é científico que criar laços profundos com alguém aumenta a sua expectativa de vida. A humanidade bebe bebidas fermentadas há milhares de anos exatamente pela sensação e pela capacidade de socializar.
A gente tem até uma matéria sobre a história da cerveja com comida. Se liga.
Você se interessa pelo que te rodeia
Tem um monte de boas perguntas a serem feitas sobre cerveja. Isso porque já se foi o tempo de consumir antes e perguntar depois, seja com cerveja, comida, remédios ou qualquer outro serviço.
Hoje você se interessa em ter uma alimentação equilibrada e uma vida saudável.
Você se interessa pelo preço que vai pagar por um produto.
Você se interessa por quem fez, como fez e por que fez aquilo.
E, como no principal objetivo deste blog, que não fala apenas sobre cerveja, você se interessa por produtos feitos com paixão, criatividade e um senso de comunidade.
Isso é arte. Cerveja é arte.
Não tem problema “chupetar”, “cachaçar”, “entornar” ou seja lá como você chame tomar um porre. Isso faz parte do meio em que você está bebendo e faz sentido naquele momento.
E é por isso que a gente do Viva o Gole tem certeza de que você vai beber menos, melhor e vai experimentar vários estilos novos daqui pra frente. Porque faz sentido para o seu meio e para o seu momento.
Porque é consumindo arte que nos moldamos como sociedade.
[…] muito além disso, é um prato muito interessante para harmonizar com cerveja já que seus ingredientes fazem muito sentido juntos e seguem um perfil sensorial bastante […]