Conheça mais sobre o estilo Munich Helles e a cerveja Spaten

Conheça mais sobre o estilo Munich Helles e a cerveja Spaten

dezembro 21, 2022 0 Por VoGadmin

Veja o que significa esse nome na Spaten, além de um pouco mais sobre a história dessa cerveja que chegou ao Brasil combinando muito com o gosto do brasileiro!

O brasileiro está tomando Spaten e se você é um desses que experimentou ou pelo menos ouviu falar dessa cerveja alemã trazida pela Ambev, então pode estar se perguntando: que raios é Munich Helles?

Esse é o jeito alemão de tomar cerveja leve e refrescante. Inclusive a cerveja Spaten é uma das mais consumidas na capital alemã há centenas de anos (para quem pensava ser uma weiss, né?), nascida da concorrência entre cervejeiros alemães e tchecos. O estilo da cerveja é da região bávara, mas combina tanto com o que o brasileiro gosta de tomar que se tornou uma bela aposta por aqui também!

Vamos entrar mais nas características comuns das cervejas chamadas de Helles para você entender um pouco melhor quanto for tomar uma. 

Ah, claro, se você é um beer geek e já conhece o estilo, aproveite esse texto para ter um pouco mais de base na hora de avaliar se uma Helles é boa ou não!

O que significa Munich Helles?

“Helles”, em alemão, significa “brilhante”, no sentido visual da palavra. O estilo da cerveja (sobre o qual falaremos mais abaixo no texto) é apenas essa palavra, porém, o Munich, ou também “German-Style”, “Estilo Alemão”, traz a ideia de que os maltes e lúpulos usados para fazer essa cerveja brilhante são alemães.

Como nasceu na Alemanha, é difícil ver uma Helles que não seja alemã, mas alguns cervejeiros colocam ingredientes americanos nessa receita e só por isso não poderíamos dizer que é uma “Munich Helles”.

Munique, Alemanha

Quando surgiu a Munich Helles?

No fim do século 19, ali em 1840, um maluco tcheco desenvolveu o estilo Pilsen, ou melhor, a primeira cerveja muito brilhante, leve e refrescante do mundo. É claro que esse cara ia fazer muito sucesso e vender litros e mais litros da sua cerveja.

Mas ele também fez outra coisa: inveja nos alemães. Até então, a Alemanha tomava estilos de alta fermentação como a Weiss ou Lagers mais encorpadas e escuras (consequentemente doces), como a Dunkel e a Bock. Quando viram o sucesso que Josef Groll fez com a Pilsner Urquell, decidiram criar seu próprio estilo claro, brilhante e refrescante.

A Helles é um estilo que também foi catalogado pelo Michael Jackson. É isso mesmo, você não leu errado! Dá uma olhada na definição de cerveja artesanal aqui!

A história da Spaten

Mas calma aí… Se a Spaten é de 1397 e o estilo Helles surgiu para competir com a Pilsen por volta de 1800, o que aconteceu nesse meio tempo?

Sim, a cervejaria Spaten é do século XIV, mas até então era muito pequena e só fazia o que as outras já faziam. Já em 1800, a história dessa cervejaria muda com a chegada do mestre cervejeiro Gabriel Sedlmayer (por isso o “GS” no rótulo), que fez da Spaten a primeira cervejaria fora da Inglaterra a usar energia à vapor e se autoproclamou o criador do estilo “Helles”.

Dá para dizer que esse cara também é um dos inventores da cerveja. Faz sentido, né? Mas você conhece os principais? Veja aqui!

O que define uma cerveja Helles?

Na hora de experimentar ela pode ser muito parecida com as Lagers um pouco mais encorpadas do dia a dia como a Heineken e a Becks, mas preste atenção no fato de que a Spaten, por exemplo, vai ser menos amarga e talvez um pouco mais doce (lembrando que a temperatura ideal para uma Munich Helles é de 7 a 10ºC, se beber muito gelada pode esconder esse dulçor, mas que dependendo da situação pode ser uma boa também), sempre pensando no sabor do pão branco.

Do mais, pode pensar nesse esqueminha aqui:

E aí, deu para aprender um pouco mais sobre a Spaten e seu estilo Munich Helles? Gostou do conteúdo? Conta pra gente!