Como fazer cerveja: pensando na receita

novembro 29, 2022 1 Por VoGadmin

Veja porque pensar na receita antes de qualquer coisa é tão importante para quem quer aprender a fazer cerveja!

Se você quer saber como fazer cerveja ou está para comprar um kit cervejeiro e começar ou está apenas curioso de como funciona o processo. Seja quem você for, saiba que fazer cerveja não é difícil e mesmo cervejeiros de primeira viagem podem fazer boas cervejas. Porém, todos os processos são muito importantes e nenhum deles deve ser negligenciado.

Por isso, antes mesmo de começar, aqui vai a primeira dica: separe o dia para isso, esteja bem, pronto para fazer e preste atenção em todos os pequenos pontos, qualquer coisinha pode estragar sua cerveja ou até ser perigoso!

Para responder como fazer cerveja, é válido dividir este guia em alguns textos para podermos passar por todas as etapas e dar a atenção devida para cada uma.

O guia vai consistir em:

Preparando a ideia: a receita

Preparando a casa: limpeza e equipamentos

O começo do processo: brassagem e fervura

O fim do processo: a fermentação e maturação

Por isso continue acompanhando o Viva o Gole para entender todo o processo!

Quer saber quem foi o inventor da cerveja? Dá uma olhada aqui!

Porque começar pela receita?

Se você só quer conhecer o processo, pode pular direto para o texto 3: “o começo do processo”. Porém, se você quer conhecer tudo, vale a pena começar pensando na receita. Por quê?

Porque te aproxima ainda mais do processo e te faz entender melhor o que quer beber e como essa bebida é feita. Por exemplo, se você é fã de IPAs ou qualquer outro estilo mais lupulado, tem que ter em mente que pode sair mais caro e que tem várias técnicas diferentes para deixar ainda mais aromática, como o dryhopping.

Já se você gosta de cervejas escuras, vai descobrir que malte torrado é o que menos vai na receita! 

Aqui a gente te ensina mais sobre o seu paladar. Tudo para pensar ainda melhor na sua receita!

Quais os ingredientes da cerveja?

Os quatro você deve saber: água, malte, lúpulo e levedura. Mas conhece bem cada um e o que eles fazem na receita? Vamos um a um!

Copo de água

Água

A água representa mais de 90% da cerveja e só por isso é importantíssima, mas se engana quem pensa que ela não muda o gosto da sua bebida! 

Já ouviu aquele ditado: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura?”. Certo, água mole faz sentido. Mas e quanto a água dura? Pois é, isso existe!

Quando a água tem poucos minerais como magnésio e cálcio, ela é considerada mole. Se tem bastante (normalmente as que ficam em fontes e nascentes com pedras e cavernas), então ela é uma água dura. A água dura deixa sua cerveja mais seca e é ótima para fazer as ales inglesas.

Já a mole é boa para fazer as cervejas mais leves e refrescantes, como pilseners e outras.

Para você que quer saber como fazer cerveja, compre uma água mineral e está de bom tamanho. Se quiser analisar os minerais de cada marca, também vale!

Malte

A gente tem a matéria que fala mais sobre puro malte para você que tem essa dúvida. 

O malte é o que dá a maior parte da cor e uma parte do sabor da sua cerveja, mas não se prenda à cevada: qualquer grão pode ser maltado! Isso significa que ela tem o amido mais disponível para a fermentação, então trigo, milho e arroz também podem ser (mesmo que não seja comum).

Na hora de decidir sua receita, pense que só um pouquinho de malte torrado já escurece muito sua cerveja! A Guinness, por exemplo, leva de 5 a 10% de maltes torrados apenas!

Lúpulo

Para aprender como fazer cerveja, você tem que se interessar por lúpulos. O ingrediente mais caro da receita é o mais legal de trabalhar também. Existem basicamente dois tipos de lúpulo: o de aroma e o de amargor.

  • O de amargor tem poucos óleos essenciais e tem que ficar mais tempo na fervura
  • O de aroma tem muito mais óleos essenciais e deve ficar pouco tempo na fervura!

Vale a pena pesquisar os nomes de alguns dos clássicos para montar uma receita complexa em aromas e deliciosa na boca. 

Levedura

A parte viva da cerveja é a levedura, que faz a fermentação. A brincadeira entre os cervejeiros é que quem realmente faz a cerveja é a levedura e não o cervejeiro.

Aqui é mais difícil de variar porque cada estilo tem uma levedura ideal. Ela muda principalmente entre cervejas ale e lager, com algumas diferenças pequenas dentro de cada estilo. Na hora de comprar levedura, pergunte para o lojista ou pesquise para saber qual a mais indicada para a sua receita.

No próximo texto falaremos sobre os equipamentos e como sanitizar a sua cozinha para começar a brassagem! Fique de olho!