Quem inventou a cerveja?

Quem inventou a cerveja?

novembro 22, 2022 2 Por VoGadmin

A cerveja foi sendo inventada e descoberta durante milhares de anos e o mais importante é que ela esteja deliciosa para nós tomarmos! Veja três dos pontos mais importantes da história dela.

A história da cerveja tem muitos momentos importantes que podem ser considerados parte da invenção dela. Desde os sumérios e chineses até quem descobriu o potencial do lúpulo e a presença da levedura, todos esses mais de 8000 anos de história criaram a bebida que tanto amamos hoje.

Por isso, para te contar quem inventou a cerveja é necessário passar por pelo menos esses três pontos cruciais para a história. Claro que tem muita coisa para ser dita e muitas histórias paralelas para complementar a história do criador da cerveja, mas por enquanto podemos nos entender com esses três momentos.

ânforas antigas
ânforas antigas

No começo a cerveja não foi inventada

Tudo começou quando a humanidade descobriu que poderia plantar alimentos e ficar no mesmo lugar. Até então éramos todos nômades e não ficávamos no mesmo lugar para ver algo de diferente acontecer. Quando alguém percebeu que poderia construir um espaço próprio a partir da agricultura, ele deu a abertura que a natureza precisava para mostrar ao homem a cerveja.

A receita para isso acontecer foi:

  1. Conforme o homem plantava, ele colhia e guardava os grãos em ânforas ou grandes vasos. (aqui provavelmente era o trigo o principal grão, mas pode ser arroz e cevada também)
  2. Essas ânforas eram abertas e ficavam à mercê da chuva, ou seja, em algum momento alagaram.
  3. Com o calor do sol, o líquido de grãos esquentou e aproveitou de fungos e bactérias naturais do ar para começar a fermentar
  4. Depois de algum tempo naquela situação, alguém foi lá e experimentou aquele líquido e percebeu que era bom ou que pelo menos poderia ser uma maneira de consumir aquele grão “estragado”.

Durante os milhares de anos que se seguiram, as mulheres (que era quem passou a produzir cerveja na maior parte das comunidades) começaram a colocar frutas e misturar os tipos de grão. Ainda que fosse uma bebida quente e levemente ácida, foi consumida e aprimorada por muito tempo, sendo moeda de troca no antigo Egito e a principal fonte saudável de água durante a idade média, por exemplo.

Então desde lá não é puro malte? Por sinal, você sabe bem o que é puro malte? E Pilsen? Dá uma olhada aqui!

Flor de lúpulo
Flor de lúpulo

Cerveja é remédio? Quase foi!

A importância da cerveja como fonte de água foi essencial para que as pessoas pensassem nela como uma solução para outras doenças. Foi numa dessas que uma madre e monja alemã chamada Hildegarda de Bingen, uma médica informal que usava principalmente flores e plantas medicinais, decidiu percebeu que a cerveja poderia ser uma boa maneira de usar a flor de lúpulo, uma trepadeira bastante comum na Alemanha que tinha vários benefícios medicinais.

Hoje sabemos que o lúpulo realmente tem propriedades anti inflamatórias, anti bacterianas e até mesmo de relaxamento muscular. 

A ideia foi ficando famosa e comum e  de repente não se fazia cerveja sem lúpulo, mesmo que pouco, no mundo todo. E cada lugar que fazia acabava com uma cerveja diferente em aroma e amargor. Ou seja, os estilos de cerveja começaram a surgir (mas não seriam descobertos e catalogados ainda).

Quer pular uma parte da história e descobrir o que é a cerveja artesanal e os estilos de cerveja? A gente conta mais aqui!

Estátua de louis pasteur
Estátua de louis pasteur

O cientista que descobriu a parte viva da cerveja

Depois de HIldegarda a cerveja se tornou uma bebida essencial no mundo todo nos anos que seguiram, com muitas culturas tendo ela como produto cultural principal. Durante vários séculos o processo de fazer cerveja foi o mesmo, mas ninguém sabia bem porque funcionava. 

Quem descobriu a magia da fermentação foi o cientista e médico francês Louis Pasteur! 

Louis Pasteur foi um dos mais importantes da história ao criar diversas vacinas e da penicilina que pouparam a vida de muita gente. 

Em certo momento, já famoso, Louis Pasteur foi procurado por cervejeiros e vinícolas próximas que estavam com problemas de armazenagem e suas bebidas estavam azedando. Ele jogou as amostras no microscópio e descobriu a levedura. Porém, naquele momento, como quem quer resolver um problema, decidiu testar esquentar o líquido para matar aqueles microrganismos e com isso inventou também o processo de pasteurização!

Podemos dizer que foi após essa descoberta que a cerveja foi criada de vez, com todos os elementos que conhecemos hoje por serem constituintes e essenciais para a cerveja.

Dá uma olhada na história da cerveja com comida e da harmonização!

Parte 1: o início

Parte 2: técnicas de harmonização