Receita: Spicy Vienna Onion Rings
julho 16, 2022Veja como fazer onion rings com massa de vienna super crocante e picante!
Beber cerveja sempre foi, desde os primórdios, um programa para se fazer em comunidade. Porém, nunca vai deixar de ser uma bebida versátil, seja em termos de ambiente, harmonização e momento. Para unir os amigos, beber uma boa cerveja e ainda por cima harmonizar com a gastronomia, Viva o Gole pediu ajuda à uma grande amiga sommelière para fazer uma receita fácil, prática e que inaugura a coluna de textos de harmonização de pratos com cerveja no nosso veículo. A intenção é deixar as receitas mais complexas e apresentar um nível de harmonização mais elevado, aos poucos, mas por enquanto nós ficamos com as Spicy Vienna Onion Rings!
Veja a receita de Onion Rings com Vienna
Ingredientes:
- 2 cebolas grandes
- 1 xícara de chá de farinha de trigo ou de arroz
- 1 ovo
- Sal e Pimenta do Reino à gosto
- Páprica Picante
- 300ml de Vienna Lager gelada
- Óleo para fritar
Modo de preparo
Corte a cebola em fatias de mais ou menos um centímetro e reserve. Em outro pote, misture o trigo, o ovo e os temperos colocando, em seguida, a cerveja aos poucos com movimentos bem lentos para que não espume, buscando o ponto da massa homogênea e levemente encorpada. Coloque o óleo para esquentar em panela relativamente funda – você pode colocar um fósforo no óleo e quando ele acender, é porque atingiu a temperatura ideal. Enquanto isso, separe os anéis das cebolas e mergulhe na massa, retirando-os com um garfo ou pinça para tirar o excesso. No momento da fritura, quanto mais imersa estiver a cebola, mais uniforme a casquinha e mais fácil de atingir a cor dourada que queremos. Deixe escorrer em papel-toalha e sirva.
Dica: É importante que a cerveja esteja bem gelada pois a carbonatação e o álcool da bebida fazem com que a massa fique mais leve ao mesmo tempo que crocante, além de ajudar a absorver menos gordura.Como sugestão de harmonização, você pode escolher a própria vienna lager que utilizou na receita, trazendo a semelhança de sabores da cerveja e do malte com a caramelização da massa e dulçor da cebola, além de cortar a gordura e equilibrar a picância. Ou então uma english ipa, que mantém as características do malte caramelo mas reforça o potencial picante do tempero com os lúpulos mais evidentes.
Paula Pinto, 27 anos, é uma profissional em comer e beber. Cozinheira, sommelière de cervejas e mestre em estilos com especialização em harmonização e off-flavours. Atua na área de gastronomia desde 2010 e sonha em conseguir disseminar a cultura belga da cuisine à la biere no Brasil, fazendo com que cada vez mais comida e cerveja estejam em sintonia nos melhores restaurantes brasileiros.