Oktoberfest volta a acontecer após dois anos
julho 16, 2022O evento aconteceu todos os anos de 1945 a 2019, e a última vez que teve sua sequência interrompida o mundo sobrevivia à Segunda Guerra Mundial.
Depois de ser cancelada por dois anos seguidos por conta da pandemia do novo coronavírus, a Oktoberfest volta à ativa na cidade de Munique, na Alemanha, no próximo dia 17 de setembro. O evento aconteceu ininterruptamente desde o fim da Segunda Guerra Mundial, quando a situação do mundo era incoerente à qualquer festejo, e teve de ser cancelado para conter a contaminação de mais pessoas pelo Covid-19.
Criado em 1810 para a comemoração do casamento de dois nobres da época, o evento já teve outras interrupções com motivos que vão desde outras pandemias como a de cólera em 1892, até crise econômica do país com a superinflação da República de Weimar em 1922 e 23.
A 187ª edição da Oktoberfest acontece em Munique, na Alemanha, de 17 de setembro a 3 de outubro.
Veja mais:
5 cervejas para beber história
10 cervejas para entrar no mundo cervejeiro
Oktoberfest no Brasil
Aqui no Brasil as comemorações também estarão de volta após o hiato de dois anos, com os dois eventos principais sendo o tradicional de Blumenau e o de São Paulo.
Ambos acontecem em outubro sendo o de Blumenau de 5 a 23/10 e o de São Paulo de 7 a 23/10.
Restrições do novo coronavirus
A Oktoberfest vai acontecer em 2022 mesmo com a situação ainda volátil em relação à pandemia de Covid-19. No país bávaro, o número de novos casos chega a 1 milhão em quinze dias (em março houve um pico de 500mil novos casos apenas no dia 31). Mesmo nesse momento e com as tensões da Guerra da Ucrânia o evento vai acontecer em Munique sem restrições segurança relacionadas à pandemia.
Em uma situação mais amena, o Brasil já teve boa parte das restrições revogadas e não devem ser uma grande questão para os eventos de São Paulo e Blumenau caso a situação pandêmica se mantenha.