Como fazer Bolo de paçoca com sweet stout

julho 16, 2022 1 Por VoGadmin

Veja essa receita deliciosa de bolo de paçoca feito com cerveja escura, aqui uma sweet stout

Mais uma harmonização para viver o gole e a mordida, em tempo para as ondas de frio que vem chegando. Vamos instituir os doces com uma receita bastante fácil de bolo de paçoca harmonizado com uma cerveja escura, que para muita gente ainda soa como cerveja forte, mas quando se conhece, vê-se nos estilos escuros um enorme aprendizado sobre receitas com vários tipos de malte.

Faça também: Spicy Vienna Onion Rings

Em harmonizações como essa, nós também percebemos a relação dos processos com os sabores. Quando você assa um bolo, a farinha que era branca se transforma em, normalmente, um bolo dourado ou marrom claro, simplesmente porque ela foi submetida ao calor. Esse processo químico que acontece em muitos alimentos é chamado de Reação de Maillard e ela tem relação direta com as harmonizações com cerveja, mas ficaria muito técnico para um simples bolo, então vamos deixar para depois!

Receita de Bolo de Paçoca

Esperamos que gostem!

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • ¾ de xícara de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • ½ xícara de óleo
  • 5 paçocas
  • Canela à gosto
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 colher de café de essência de baunilha (opcional)

Modo:

Separe as claras das gemas e bata as claras em neve. Reserve. Bata as gemas, o açúcar e o óleo até conseguir um creme homogêneo e branco. Adicione o leite e a farinha aos poucos, conforme for incorporando, e quando acabar acrescente o fermento, batendo a massa por mais alguns minutos. Com um fouet ou colher, coloque as paçocas trituradas na massa, junto com as claras em neve.

Passe para uma forma untada e coloque para assar em forno pré-aquecido em torno de 180ºC por 40 minutos.

Harmonizando seu bolo

Para a harmonização, nós utilizamos a Twisted Stout, da Tupiniquim, uma Sweet Stout com canela. A linha de raciocínio é bem direta em uma harmonização por semelhança e complementação: ambas partes são doces e, por ser um bolo claro, a lactose utilizada na cerveja também se assemelha muito no que tange o dulçor do assado. Já a composição de maltes de uma stout, que normalmente leva de 15 a 20% de maltes torrados, traz os mesmos aromas torrados em equilíbrio com os maltes claros e com o corpo mais alto (no caso da sweet stout em comparação com o estilo base), o que entra na mesma linha da torra do amendoim da paçoca, na caramelização do doce de leite e na textura e consistência da paçoca em si. Nesse caso aqui, a harmonização fecha seu circuito com os aromas de canela tanto do bolo quanto da cerveja, que condimentam o equilíbrio geral com um toque de bastante elegância e que combina muito bem com doces no geral.

Como opção para quem não tem uma Sweet Stout, você pode utilizar estilos de cerveja como uma Porter (como a Colorado Demoiselle), se quiser realçar uma calda de chocolate por cima do bolo e que ainda combina muito bem com a paçoca, ou então uma Munich Dunkel, que mesmo sendo uma cerveja escura, utiliza ainda mais maltes claros do que a Stout e tem consideravelmente menos corpo, o que vai alinhar os sabores, mas pode ajudar a amenizar o dulçor do bolo.

Faça e compartilhe com a gente!