Aprenda a fazer três tipos de molho com cerveja
julho 16, 2022Veja as receita de um molho de pimenta, uma marinada e um para salada feito com cerveja!
Toda boa comida tem um grande molho ou caldo por trás. Se não tem, provavelmente existe em alguma versão com molho ou caldo. É o caldinho do feijão, que às vezes se torna o protagonista em bares e restaurantes por aí; é o estrogonofe, irreconhecível sem seu molho; a maior parte das massas e todos os nomes que as complementam: bolonhesa, sugo, parisiense e por aí vai. E sobremesas? Pudim de leite, cheesecake, sundae, crepes… Qualquer um deles sem a sua respectiva calda passaria despercebido.
Ou seja, se as receitas não existem sem seus molhos, então por quê não os molhos não existirem sem suas cervejas? Versátil como si só, a cerveja abre possibilidades infinitas para compor diferentes tipos de molhos e caldos, quentes ou frios, doces ou salgados. Por isso, Viva o Gole traz a segunda parte da nossa cuisine à la biere com receitas de molhos e caldos fáceis para você fazer em casa.
Molho para Salada
Ingredientes
¼ xic. azeite
¼ xic. cerveja Gose ou Sour de sua escolha*
Sal q.b
Sugestão de salada:
Mix de folhas não amargas de sua preferência (alface americana, alface roxa, alface crespa, moyashi, brotos e baby leafs)
½ xic. queijo branco em cubos
½ xic. bacon frito em cubos pequenos
Preparo:
Procure usar sours que tenham sua característica ácida mais evidente, já que quando misturada com a gordura do azeite o leve corpo da cerveja some, deixando apenas a acidez e os aromas (frutados ou não). Depois, junte o azeite e a cerveja e mexa bem com um fouet até incorporar bem. Para que as folhas sejam molhadas uniformemente, indicamos ainda colocá-las em um saco ou pote com o molho e chacoalhar com delicadeza. Rápido, prático e gostoso!
A cerveja traz os condimentos, a acidez e um toque um pouco mais tropical e refinado, caso utilize frutas. Já a salada nos traz texturas e acrescentam mais sabores, não precisando de nenhum outro ingrediente extra.
*Para essa receita, utilizamos a The Sour People, uma sour com pêssego, colaborativa das cervejarias Dádiva e Hoppy People.
Marinada para Carne
Ingredientes
300ML de cerveja Amber ale ou Bitter*
02 dentes médios de alho
Manjericão q.b.
Tomilho q.b.
01 c.c. pimenta do reino
.02 c.c cominho q.b.
Sal grosso q.b.
2 kg carne bovina – de sua preferência
Sugestão: Alcatra ou Cupim
Preparo:
Em um recipiente coloque a peça de carne e cubra-a com todos os ingredientes. Cubra e deixe na geladeira de um dia para o outro. Coloque a carne para assar e reserve o líquido da marinada.
Enquanto a carne assa, em uma frigideira coloque a marinada para ferver em fogo baixo, mexa de vez em quando para verificar a textura do molho. Após alguns minutos de fervura, o molho irá reduzir e engrossar, desligue e reserve. Quando a carne estiver pronta, fatie e regue a carne com o molho pronto.
Os temperos já são conhecidos de quem tempera carnes e sempre vão agregar positivamente, porém, agregar cervejas principalmente maltadas à receita une as duas partes (carne e temperos) com ainda mais harmonia. A leve torra do malte traz um dulçor semelhante ao criado na assagem da carne, assim como o toque leve de lúpulo presente em estilos como American Amber Ale e Bitter (Amber com tons mais frutados e Bitter com tons mais herbais), se assemelha muito aos condimentos.
*Na nossa receita, utilizamos a Kurupira, da Cervejaria Nacional, com bifes de patinho bovino. Depois de marinado, grelhamos e picamos o patinho para servir em um lanche com espuma de queijo e alguns brotos.
Molho de Pimenta Agridoce
Ingredientes
½ cebola pequena em cubos
100 gr de pimenta Dedo de Moça picadas e sem sementes
70 gr de pimenta Jalapeño picadas e com sementes
100 gr geléia de frutas vermelhas (pode ser calda)
300ml cerveja Bock ou Chocolate Porter
Azeite q.b.
Sal q.b.
Preparo:
Pique todas as pimentas juntas e refogue a cebola no azeite, acrescentando, em seguida, as pimentas. Quando elas estiverem começando a murchar, acrescente a geléia e ⅓ do líquido da cerveja e mexa em fogo baixo até que comece a engrossar. Conforme o caldo for ficando mais espesso, vá incorporando aos poucos o restante da cerveja. Prove o molho e corrija o sal se necessário. Você pode optar por triturar o molho já pronto caso prefira ele com uma textura mais homogênea.
O resultado é um molho escuro, que traz logo no primeiro momento a picância média-alta das pimentas e vai evoluindo na boca, trazendo principalmente o dulçor da geléia e da cerveja. Acompanha muito bem pratos gordurosos e carnes no geral.
*Nessa receita utilizamos a Bock Chocolate com Pimenta da Cervejaria Schornstein.
Paula Pinto, 27 anos, é uma profissional em comer e beber. Cozinheira, sommelière de cervejas e mestre em estilos com especialização em harmonização e off-flavours. Atua na área de gastronomia desde 2010 e sonha em conseguir disseminar a cultura belga da cuisine à la biere no Brasil, fazendo com que cada vez mais comida e cerveja estejam em sintonia nos melhores restaurantes brasileiros.
[…] Em tempo: não deixe de conferir nossa matéria com três tipos de molhos feitos com cerveja! […]